Barbara Carine

Quotes

Sarah Carloshas quoted5 months ago
Não sei bem qual é o critério de escolha, mas nenhuma menina parecida comigo foi escolhida.

Meninas negras costumam ter dificuldade para achar imagens que as representem. Encontrar figuras negras em situações de poder que possam servir de espelho é complicado. Nesse caso, a menina não se viu representada nem mesmo em um simples concurso escolar, e a pergunta que fica é: por quê? Apenas meninas brancas serem escaladas para o concurso nos mostra como a sociedade tende a não encontrar beleza em nossas peles escuras e em nossos cabelos crespos e cacheados.

Sarah Carloshas quoted5 months ago
Vou sempre para a escola “um brinco só”. Mainha diz: já que nascemos pobres e com a pele escura, pelo menos temos que ser limpas e arrumadas.

Desde crianças, somos vistos como sujos apenas por sermos negros, e este trecho mostra exatamente esse ponto. Ser negro sempre foi sinônimo de sujeira, e nossos pais, por sentirem isso há mais tempo que nós, tentam nos proteger dessa violência, muitas vezes "escondendo" nossos traços naturais, como nossos cabelos, passando potes e potes de gel, trançando e fazendo o possível para que nosso cabelo "duro" não apareça. Ou seja, nesta visão, quanto menos traços negros tivermos, mais limpos e arrumados estaremos.

Sarah Carloshas quoted5 months ago
Tenho a sensação de que quanto mais estico o cabelo, mais o fio pode se acostumar e já sair de dentro da cabeça esticado. Eu quero muito ter um cabelo esticado, sabe? Não é nem por não achar meu cabelo bonito, eu acho as tranças que mainha sempre faz muito bonitas, e as tranças soltas trazem balanço ao meu cabelo, que sempre parece imóvel, estático. Mas eu queria um cabelo esticado só pra receber um carinho na cabeça mesmo. Percebo que todo mundo sempre passa a mão na cabeça da sobrinha da professora, fazendo um carinho no sentido do crescimento do cabelo, que é de cima para baixo, mas o meu cresce de baixo pra cima, então acho que as pessoas ficam confusas e não sabem como fazer.

Outra vez vemos a falta de autoestima presente na menina. A forma como ela não gosta muito da sua imagem não vem 'do nada', mas sim de toda uma estrutura que, desde sempre, enaltece apenas pessoas brancas de cabelos lisos; de uma indústria que demorou anos para começar a nos enxergar como mulheres crespas/cacheadas que também precisam de produtos direcionados aos seus cabelos; de uma cultura onde se referir a cabelos crespos como 'bombril', 'duro' e 'ruim' foi normalizado. Não há como ter autoestima em uma sociedade que nos instiga ao ódio desde cedo.

Impressions

Sarah Carlosshared an impression5 months ago
🎯Worthwhile
👍Worth reading

Super recomendo!

  • Barbara Carine
    Querido estudante negro
    • 4
    • 18
    • 2
    pt
    Books
  • elaine20008araujoshared an impression3 months ago
    👍Worth reading

    Li algumas páginas do livro em um formação, e me despertou o interesse em ler por completo.

  • Barbara Carine
    Querido estudante negro
    • 4
    • 18
    • 2
    pt
    Books
  • fb2epub
    Drag & drop your files (not more than 5 at once)