Annie Wood Besant foi uma das maiores espiritualistas da história, tendo participado de diversos grupos ocultistas e dedicado boa parte de sua vida ao ativismo social e político. Nascida em 1847 na cidade de Londres, na Inglaterra, Besant distanciou-se ainda jovem das religiões tradicionais do Ocidente, focando seus estudos em conhecimentos esotéricos.
No final da vida, juntou a paixão por causas sociais e pelas crenças místicas quando foi morar na Índia, na virada para o século 20. Foi em Varanasi, o centro espiritual da Grande Índia, que Annie apresentou a série de 4 conferências que formam os capítulos desta obra. Como a própria autora resumiu:
'Estas conferências visavam dar um esboço geral do Yoga, a fim de introduzir o estudo e a prática dos Sutras de Patanjali — o mais importante dos tratados de Yoga. Preparar o estudante para o seu caminho espiritual, tal é o objetivo do presente livro e a razão das numerosas citações tiradas de Patanjali. No entanto, os leitores não familiarizados com o Yoga poderão adquirir algumas noções sobre a Ciência das Ciências; quiçá alguns deles se deixarão levar pelo seu estudo.'
***
Número de páginas
Equivalente a aproximadamente 110 págs. de um livro impresso (tamanho A5).
Sumário (com índice ativo)
— Prefácio
— I. A natureza do Yoga
— II. Escolas intelectuais
— III. O Yoga considerado como ciência
— IV. O Yoga do ponto de vista prático
— Epílogo: A vida de Annie Besant
***
[ uma edição Textos para Reflexão distribuída em parceria com a Bibliomundi — saiba mais em raph.com.br/tpr ]