Toda manifestação de sofrimento relacionado às dinâmicas do viver e do morrer merecem o nosso cuidado, a nossa escuta, a nossa atenção. Mais do que isso, lidar com tais dilemas nos exige e nos convoca à criação de novas narrativas sobre essa temática tão antiga, bem como a construção de uma práxis e de um fazer que incorpore o desenvolvimento do saber.
O convite à leitura deste livro parte das diferentes vozes que juntas refletem sobre a complexidade do tema. A diversidade discursiva que se apresenta em cada capítulo torna-se o eixo ético norteador dessa discussão, que busca não somente trazer apontamentos para a reflexão, mas torna possível a construção de um conhecimento teórico-prático fundamentado nos processos interventivos, na elaboração de políticas públicas e na clínica psicanalítica.
O livro encontra-se dividido em 17 capítulos, organizados em quatro sessões: I. A vida e seus desafios; II. Diálogos psicanalíticos sobre o tema suicídio; III. Psicologia frente a acolhida nos desafios da dor; IV. Serviços e assistência."