LITERATURA E MATEMÁTICA
Vencer o falso abismo que separaria o pensamento humanístico da matemática é tema constante das novas epistemologias, que não acreditam mais no demônio aparente do número contra as letras. Há um approach permanente de um só mundo supostamente partido, em todas as línguas e quadrantes, em quantidade que supera expectativas relacionais. Keith Devlin e Ubiratan D'Ambrosio, por exemplo, representam uma alta linhagem de reflexão onde literatura e matemática não se mostram inimigas, mas perfazem um senso de continuidade, como se pode ver desde a etnomatemática até a matemática flexível ou soft mathematics.
Este número foi organizado por Ubiratan D'Ambrosio, professor emérito de matemática da Unicamp, criador da etnomatemática, e Marco Lucchesi, também professor da Fiocruz, onde trabalha a favor do diálogo entre poesia e matemática.
Registramos com particular satisfação a chegada ao número 200, com o reconhecimento aos que nos acompanharam nesta longa jornada, cujos textos estão assinalados aqui no Índice.