O comprometimento com a evolução do próximo é imprescindível para alcançar a consolidação efetiva do seu próprio desenvolvimento
Sinto-me privilegiada por estar em contato com líderes dos mais diversos segmentos do mercado, todos engajados na agenda da Educação. Hoje somos mais de 400 líderes engajados, levando inspiração para as gerações de jovens, compartilhando suas experiências e aprendizados de vida.
Atualmente, temos 50 milhões de jovens (segundo o IBGE), dos quais 35% não querem trabalhar ou estudar, conhecidos como a geração ""nem-nem"", e 56% estão desempregados. Ao ter acesso a esses dados, senti-me na obrigação de oferecer novas referências e inspiração para esses jovens.
Com o lançamento do 12º volume do ""Histórias de Sucesso"", da coletânea ""Histórias Extraordinárias do Mundo Corporativo"", pela Editora Global Partners, enalteço como mais uma vez assimilei conceitos, ideias e aprendizados notáveis, por meio da valiosa contribuição de 38 coautores — os autênticos heróis responsáveis por alicerçar esta proeminente obra.
Vivemos em um mundo VUCA — volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade) e ambiguity (ambiguidade). Nesse contexto, a adaptabilidade emerge como uma competência de vital importância. A capacidade de se reinventar diante de circunstâncias diversas torna-se um diferencial imprescindível para quem busca construir uma carreira bem-sucedida, repleta de conquistas e, consequentemente, com o objetivo de deixar um legado significativo para as gerações futuras. Não há nada mais gratificante do que isso!
Ao discutirmos a gestão e como os líderes contemporâneos alcançam resultados significativos, as habilidades de saber ouvir e orientar as equipes unanimemente reconhecidas entre os C-Levels x que participam do Editorial Histórias de Sucesso. Não há mais lugar para a hierarquia antiquada — os líderes que estão à frente dos processos possuem o perfil do novo líder do futuro (Líderes que Impactam o Futuro de Pessoas e Negócios), caracterizado por empatia, integridade e transparência.
Tudo se resume à liderança exemplar e humanista, na qual as interações saudáveis resultam em benefícios para indivíduos, instituições e sociedade. Princípios sólidos convergem para alcançar vitórias — é essencial aplicar conceitos como coerência, complementaridade, equidade, flexibilidade, intencionalidade, pluralidade e visão holística. Além disso, destaco como o viés empreendedor é um componente admirável, pois promove o senso de ""proprietário"", desde que acompanhado de agilidade, humildade, paciência, ousadia, otimismo, coragem, paixão e discernimento estratégico.
Pondero como as soft skills são agora muito mais valorizadas do que décadas atrás. A vulnerabilidade não é mais um assunto tabu, especialmente devido à pandemia. Atualmente, a gestão humanizada ajuda a promover, nutrir e reter talentos — os benefícios são inestimáveis, especialmente quando se investe em aprendizado contínuo.
Alia-se a tais fatores a força das inovações — destaco como a Inteligência Artificial é uma ferramenta que veio para ficar. A tecnologia está contribuindo em diversos aspectos, desde a formação das novas gerações até a resolução de problemas complexos. Portanto, há um vasto campo de crescimento a ser explorado, independentemente da área em que a pessoa esteja inserida ou que almeje ingressar para alcançar o sucesso.
Desejo que este breve texto — concebido com enorme esperança, fé e gratidão — seja o início de uma leitura auspiciosa, que toque a todos, encorajando, fortalecendo e fornecendo conhecimentos preciosos!
Fabiana Monteiro