Ana Lúcia Trevisan, Regina Crespo e Rodolfo Mata são professores e pesquisadores que se dedicam há muito tempo a refletir sobre a literatura e a cultura latino-americana. A partir de uma perspectiva comparada, seus estudos têm propiciado uma reflexão crítica e plural sobre o continente, aproximando as diversas linguagens da arte, bem como os diferentes contextos históricos e sociais.
Os vínculos acadêmicos entre os professores revelam o esforço para sedimentar o intercâmbio entre o Programa de pós-graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie e os Programas de pós-graduação em Letras e em Estudos Latino-americanos da Universidade Nacional Autônoma do México, permitindo a oportunidade profícua de reunir diferentes pesquisadores que discutem a diversidade literária, linguística, histórica e cultural da América Latina.
Este livro reúne o trabalho de pesquisadores mexicanos e brasileiros que materializam esses esforços e contribuem para aproximar os leitores brasileiros do rico universo literário e cultural do continente e para introduzi-los no conhecimento do trabalho de nossos colegas mexicanos sobre a literatura brasileira. As análises críticas aqui reunidas podem contribuir para uma reflexão sobre o nosso lugar, seja como brasileiros ou mexicanos, no amplo debate que envolve os rumos da América Latina na contemporaneidade.