O autor se esmera e se desdobra na pesquisa, no diagnóstico e na criatividade das ações para, de maneira clara e objetiva, nos dar uma aula de Estratégia. Uma proposta arriscada, um desafio, demonstrar por meio da comunicação como transformar uma cidade, Sertãozinho no interior do Estado de São Paulo e seus atrativos, em um polo turístico brasileiro.
Outro ponto a ser ressaltado é justamente a proposição de que a Comunicação e o Marketing são os melhores alicerces do Turismo quando os profissionais dessas áreas se entendem, se valorizam e trabalham em conjunto.
Um olhar aguçado do autor sobre os instrumentos de divulgação utilizados pela administração e empresas da cidade de Buenos Aires e sua possível aplicabilidade para outros universos e dimensões, buscando entender a nuances de cada uma, analisando os contextos culturais para gerar desejo, interesse e identificação. Atributos de extrema sensibilidade e técnica!
A proposta geral nos traz um marco conceitual muito bem estruturado com conceitos claros e objetivos que ajudam o leitor no processo de aprendizado do tema. Sequencialmente, o diagnóstico, a metodologia e análise de resultados possibilitam uma compreensão mais assertiva daquilo que o autor nos brindará no plano estratégico.
E, por fim, um plano de ação que se mostra criativo e eficaz, com uma lógica de construção que pode ser utilizado em qualquer outro tipo de planejamento, aqui descrito nos tópicos que englobam: o Briefing, o Público, a Tendência, o Mercado Externo e Interno, o Benchmarking, a Análise SWOT, o Diagnóstico, o Prognóstico, o Plano de Ação e as Ações de Suporte e Negócios; tudo organizados didaticamente, além de extremamente efetivo e assertivo.