Rodrigo Duarte

Quotes

John Lorezhas quoted9 months ago
O livro, editado originalmente em 1947 pela Querido Verlag, de Amsterdã, trata — pela primeira vez em um compêndio filosófico — de temas de enorme atualidade, como a devastação da natureza pelo homem, a opressão das mulheres, o racismo e a estultificação das pessoas pelos meios de comunicação massiva. Sua idéia nucleadora, como se verá adiante, é a de que o processo civilizatório, no qual o homem aprendeu progressivamente a controlar a natureza em seu próprio benefício, acaba revertendo-se no seu contrário — na mais crassa barbárie —, em virtude da unilateralidade com que foi conduzido desde a idade da pedra até nossos dias.
John Lorezhas quoted9 months ago
A planejada manutenção do povo em um estado de ignorância é apontada no capítulo “Indústria cultural. Esclarecimento como mistificação das massas”. Aqui os autores denunciam que, a despeito de sua postura aparentemente democrática e liberal, a cultura massificada realiza impiedosamente os ditames de um sistema de dominação econômica que necessita, entretanto, de uma concordância — pelo menos tácita — das pessoas para a legitimação de sua existência.
John Lorezhas quoted9 months ago
O cristianismo — antes de tudo Lutero —, o entusiasmo patriótico: todos os modos de enevoar a realidade dada pareciam a ele [Nietzsche] o sinal de uma nova barbárie. As satisfações substitutivas da pequena burguesia, seitas metafísicas e outras, o culto germânico, o anti-semitismo, o repugnavam. Seu objetivo era um futuro no qual sobre a base de um domínio da natureza claramente superior incontáveis forças humanas serão libertadas. O conceito do além-do-homem descreve esse estado.
fb2epub
Drag & drop your files (not more than 5 at once)